terça-feira, 3 de agosto de 2010

Quem aparenta menos idade do que têm vive mais, diz pesquisa


Estudo realizado na Dinamarca encontrou a explicação biológica no DNA

Um estudo dinamarquês descobriu que as pessoas que aparentam menos idade do que realmente têm vivem mais do que aquelas que parecem mais velhas do que realmente são.



A explicação biológica está no DNA, dizem os cientistas. Uma peça-chave do nosso material genético, conhecida como telômero, indica a habilidade da célula de se replicar e está ligada à nossa aparência.


Um telômero mais curto está relacionado a diversas doenças e a um envelhecimento mais rápido, o que pode contribuir para uma vida mais curta. No estudo, aqueles com telômeros mais longos tinham a aparência mais jovem e viviam mais que seus irmãos.


     Sexo faz o cérebro crescer, diz estudos

Estudo realizado com ratos de laboratório por cientistas de Princeton revela que um maior número de relações sexuais pode deixar os animais mais inteligentes e ágeis .Um estudo recente publicado por cientistas da universidade de Princeton, na publicação “PLoS ONE“, descobriu mais um motivo para incentivar as pessoas a terem relações sexuais regulares: sexo faz o cérebro crescer.






A experiência foi realizada com ratos de laboratório e foi constatado que os animais que tiveram mais relações apresentaram crescimento de células cerebrais e aumento de conexões entre elas.


O estudo foi feito da seguinte forma: alguns ratos tiveram acessos diários a fêmeas sexualmente ativas, outros puderam ter contato com o sexo oposto uma vez a cada 15 dias e o último grupo, com menos sorte, se manteve virgem.


Os que puderam procriar apresentaram aumento no número de neurônios do hipocampo, além de mais conexões entre as células cerebrais.


Foi também observado que os roedores que apenas viam as fêmeas periodicamente apresentaram níveis elevados de hormônios relacionados ao estresse, diferente dos que cruzavam diariamente.


Os ratos que se mantiveram sem sexo demonstraram capacidade cerebral menor que os outros. Eles eram os mais lentos na hora de encontrar comida em ambientes não familiares.
                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário