domingo, 1 de agosto de 2010

Medo de envelhecer

De repente, aquela olhada no espelho deixa de ser comum para se tornar marcante. Você se dá conta de como a pele mudou, de como os cabelos perderam o viço, de como a aparência está modificada. É quando você percebe que o tempo passa, inclusive para você. Aquele brilho no olhar de anos atrás perdeu um pouco a luminosidade e a sua energia não é mais a mesma. Não tem jeito: a contagem progressiva é inevitável. A cada instante estamos ficando mais velhas. A questão é como encaramos esse processo. Muitas associam esta fase à inatividade, à dificuldades e ao fim da vida. E é por isso que muita gente tem medo de envelhecer. Você é uma delas?




                                 VEJA DICAS PARA ENVELHECER DE BEM COM A VIDA



"O modelo de referência para quase tudo que se relacione ao sucesso, beleza, sensualidade e valorização da mulher em nossa sociedade é a juventude. Esse processo é particularmente difícil para a mulher bonita, acostumada a atrair olhares por sua aparência. Ao envelhecer, ela começa a ter uma sensação de invisibilidade, isto é, deixa de atrair os olhares ao passar, como se não estivesse ali "

                                                  “Ela [a mulher] teme não ser capaz de provocar a excitação,
                                                  o desejo nos homens e sofre ao se perceber preterida em festas,
                                                  nas ruas, nos lugares em que desejaria
                                                  atrair olhares sobre si
                                                  como ocorria quando era jovem”



E é isso mesmo! O principal medo da mulher, relacionado ao envelhecimento, está ligado à perda de seu poder de sedução. "Ela teme não ser capaz de provocar a excitação, o desejo nos homens e sofre ao se perceber preterida em festas, nas ruas, nos lugares em que desejaria atrair olhares sobre si, como ocorria quando era jovem", observa a especialista.


Isso acontece porque as mulheres tendem a valorizar demais o homem. Segundo a antropóloga Mirian Goldenberg, a mudança de valores ajuda a conquistar uma velhice melhor. "Primeiro, a mulher vai investir em capitais que vão transformar a velhice, como capital cultural, capital científico ou em outros relacionamentos que não sejam só com o homem. Tudo isso pode alimentar um projeto de uma velhice melhor. Quando a mulher investe só em corpo e em forma física, todos os projetos passam pelo homem e pelas cirurgias plásticas", descreve. Por isso, a frustração pode ser grande.





                                                Processo natural


É bom, desde cedo, colocar na cabeça que envelhecer é mais do que natural. É um processo biopsicossocial gradativo de diversas transformações, ocorridas ao longo da existência do indivíduo. Biologicamente falando, há diminuição da eficiência das funções orgânicas, o que leva, muitas vezes, ao aparecimento das mazelas próprias da idade.

No campo psicológico também há alterações: as faculdades cognitivas (memória em curto prazo, rapidez de raciocínio, atenção e concentração) diminuem. Entretanto, a pior parte do processo é a sócio-cultural, em que, devido aos valores sociais e culturais, às crenças e aos estereótipos, o processo de envelhecimento é percepcionado como negativo.

Mas não pense que é assim em qualquer parte do mundo. Esse medo de envelhecer é estritamente cultural e varia de acordo com o lugar. Tem gente que nem liga para o passar dos anos. 


"Na nossa cultura, corpo e sexualidade são capitais fundamentais para a mulher ser considerada bem-sucedida, dois quesitos associados à juventude. Em outras culturas, em que a maturidade, a personalidade e a inteligência são capitais mais valiosos, o medo de envelhecer não é tão grande quanto no Brasil", constata a especialista, que acaba de lançar o livro Coroas.




                                                “Para as mulheres, envelhecer tem um significado completamente
                                                 diferente do que para os homens.
                                                 São elas que se preocupam mais com corpo
                                                 e com relacionamento na velhice”


                                                     Veja-se jovem


Entretanto, cremes anti-idade e tinturas para esconder os fios brancos são medidas meramente paliativas e não param o tal reloginho. Por isso, algumas pessoas - principalmente do sexo feminino - ainda querendo lutar contra o tempo, aderem às cirurgias plásticas. "Para as mulheres, envelhecer tem um significado completamente diferente do que para os homens. São elas que se preocupam mais com corpo e com relacionamento na velhice", observa a antropóloga. Os dados sobre cirurgias plásticas mostram bem a preocupação que as pessoas têm com a aparência: o número de procedimentos feitos por aqui coloca o Brasil no segundo lugar do ranking, perdendo somente para os Estados Unidos.


Mas estar jovem é perceber um conjunto de medidas, não só estéticas. É por isso que muita gente chega aos 50 com cara, corpo e cabeça de 20. "As mulheres saem-se melhor do que os homens: são mais aderentes a ações preventivas de saúde, intensificam a rede de relacionamentos, ampliam o repertório de atividades (dançam, jogam, viajam), e, quando amadas e valorizadas, desabrocham para o amor, companheirismo e para o sexo com plenitude, ao contrário do homem que, embora continue atraente externamente, tende a se debater dolorosa e solitariamente com a perda de sua potência anterior, dificuldade de buscar ajuda e compartilhar seu sofrimento", explica a psicóloga Mariuza Pregnolato.


Segundo a especialista, o medo de envelhecer é uma resposta natural do organismo. "Em outras palavras, é saudável sentir medo diante de uma situação nova, ameaçadora, com a qual ainda não aprendemos a lidar. É um estado que pede que redobremos nossa atenção e utilizemos dos nossos melhores recursos para equacionar a questão que se apresenta".


Para tudo existe limite. O medo de envelhecer pode até ser natural, mas não pode, em hipótese alguma, virar uma neurose. "Isso acontece quando a pessoa se recusa a conviver em harmonia com a passagem natural do tempo", explica a psicóloga. Quando as pessoas têm consciência de que o relógio biológico está funcionando à plena corda, lidam melhor com o envelhecimento. "Elas lidam adequadamente com as frustrações e dificuldades que vão surgindo ao longo do tempo paralelamente à perda da juventude"




                                         De bem com o espelho? Faça o teste






                                            Dicas para envelhecer bem-resolvida

Segundo a especialista, nossa identidade é dinâmica e vai se construindo ao longo da vida, a partir das experiências em nosso universo relacional e nossa auto-imagem vai se reatualizando o tempo todo. "Se estou habituada a ver no olhar do outro admiração pela minha aparência e a partir de um certo momento observo indiferença ou descaso, começo a perceber que já não sou tão bonita e atraente quanto antes", diz.


Paralelamente a essa percepção, vêm também os sintomas iniciais do envelhecimento, como certas dores e problemas de saúde antes inexistentes. "Encare como um novo e maravilhoso desafio, inspirando-se em mulheres maravilhosas que, idosas e atuantes, conquistaram o seu respeito e admiração. Torne-se orgulhosa do trabalho que faz consigo mesma, tornando-se a sua própria obra-prima dessa arte que é viver",

- Busque ser feliz em qualquer idade que esteja e você se acostumará a descobrir sempre um jeito de estar bem. À medida que as dificuldades vão surgindo, encare-as de frente e busque solucioná-las. Se não consegue sozinha, peça ajuda, mas nunca finja que um problema não existe. Questões mal-resolvidas crescem feito fermento e um dia vão deixar você mal. Evite isso lidando com cada pequena questão quando ela surge. Ser feliz é uma escolha pessoal.

- Conviva com pessoas de todas as idades, mas sempre escolha aquelas cuja companhia lhe faz bem. Fuja dos chatos, reclamões e negativos, tenham eles que idade for.

- Sempre haverá pessoas que acharão você linda, mas o mais importante de tudo é que você se veja bonita. Então, capriche no sorriso, nos cuidados que fazem sentido para você, deixe seu bem-estar interior irradiar através dos seus olhos. Olhe-se no espelho e goste do que vê.

- Faça atividade física, novos amigos, novas atividades, novos aprendizados, sempre. Durma bem, alimente-se de modo saudável e cultive sua curiosidade em relação a tudo. Descubra algo novo todo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário