As mulheres são as que mais procuram os consultórios, mas médicos dizem que os homens estão começando a superar a barreira e procurar ajuda médica .
Pouquíssimo divulgada e rodeada de tabus, a estética íntima tem sido cada vez mais procurada - por mulheres, principalmente, mas também por homens. Para elas, há cirurgias de correção dos pequenos e grandes lábios vaginais, peeling para clarear a região perianal, preenchimento, minilifting na região do púbis e até implante capilar. Eles dispõem de cirurgia para redução da bolsa escrotal e para aumentar o pênis.
"Apesar da crescente procura, ninguém fica falando que fez", lembra o dermatologista Valcinir Bedin, presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Existe tanto preconceito em torno desse tema que a divulgação ficou discreta, para evitar que seja motivo de piada. Por conta disso, muitas mulheres nem sequer imaginam que seu problema íntimo pode ser resolvido de forma simples e rápida.
O ginecologista e especialista em medicina estética Silvio Eduardo Valente diz que as mulheres não discutem essas questões nem durante suas consultas médicas, por mera vergonha. Em muitos casos, o incômodo acaba interferindo na vida sexual, por tornar a pessoa cada vez mais inibida durante a relação. "Todo mundo faz cirurgia plástica, aplica botox etc., mas muita gente acha a estética íntima meio ridícula", afirma Valente.
O procedimento mais procurado entre as mulheres, especialmente entre aquelas na faixa dos 30 e 45 anos, é a correção dos pequenos lábios vaginais, a ninfoplastia. Por serem hipertrofiados - ou seja, maiores - e ficarem para fora da genitália, acabam machucando com o contato da roupa, e até fazendo volume, quando a mulher veste biquíni, por exemplo.
O cirurgião plástico Marcelo Assis cita o caso de uma garota de 17 anos que fez ninfoplastia com o aval de seu ginecologista, pois os pequenos lábios fechavam a vagina e impediam a "respiração" - motivo pelo qual ela vivia com infecções. "As mulheres não sabem que se trata de procedimento simples, que não acarreta dor", explica Assis. "Por ser em região de mucosa, a cicatrização é mais rápida e leva de 20 a 25 dias para a paciente ter alta."
Muitas ficam sabendo da opção "íntima" por acaso, quando vão realizar alguma cirurgia plástica tradicional. A empresária Raquel (pseudônimo), de 43 anos, estava conversando com sua cirurgiã, quando, sem querer, comentou sobre o seu problema nos pequenos lábios vaginais. Foi então que sua médica lhe disse que a ninfoplastia era um procedimento comum, e ela não hesitou em acrescentar essa cirurgia no pacote, já que faria uma plástica nas pálpebras.
"O atrito com a calcinha e absorvente era horrível, e também atrapalhava na hora da penetração, embora meu marido nunca tivesse reclamado", conta Raquel. "Tinha vergonha de ficar nua até na frente das minhas filhas, que caçoavam de mim. Fingia que não ligava, mas no fundo era muito constrangedor. Nunca comentei nada com ninguém, nem com meu ginecologista. A melhor coisa que fiz foi ter corrigido com a cirurgia."
Sem motivo
O cirurgião plástico Munir Curi, um dos precursores da estética íntima no Brasil, acredita, porém, que uma parcela dos pedidos de cirurgias desse tipo está relacionada ao que ele chama de "deformidade imaginária". "Existem casos em que realmente não há necessidade alguma, então me recuso a fazer", afirma.
Curi e o dermatologista Bedin executam também transplante pubiano. Enquanto tem gente que faz de tudo para tirar os pêlos, há quem se incomode com a falta deles. Segundo os especialistas, esse pedido é geralmente feito por mulheres com mais de 60 anos, que, por causa da queda no nível hormonal, acabam perdendo-os.
A ninfoplastia, ou cirurgia plástica na vagina, ganha campo no mercado nacional,
"A cirurgia é capaz de retirar parte da pele excedente dos pequenos lábios. Isso não aumenta nem diminui a sensibilidade da mulher na hora do sexo, mas facilita a relação sexual e melhora a sua auto-estima, o que deixa a parceira mais à vontade na cama"
O procedimento é bastante procurado entre mulheres de 25 a 50 anos. A alteração na região é perceptível aos olhos, pois os pequenos lábios passam a fazer um volume maior e ultrapassam os grandes lábios, que tem a função de cobri-los, mas não conseguem. O problema pode gerar incômodo durante as relações sexuais e no uso de roupas justas ou roupas de banho.
A Ninfoplastia é realizada com anestesia local e sedação. Isso evita a internação da paciente, que é liberada algumas horas depois do procedimento que dura cerca de 40 minutos.
Lipoaspiração do monte de Vênus
O desconforto do volume do púbis é puramente estético e relatado pelas pacientes ao usarem roupas justas e roupas de banho. Na cirurgia, o excesso de gordura é retirado por meio da lipoaspiração, reduzindo o volume da região. A cirurgia dura cerca de 30 minutos
Preenchimento dos grandes lábios
Este procedimento é realizado com o objetivo de preencher a região que, com o emagrecimento ou envelhecimento, se torna mais frouxa, fina e pendente. A cirurgia dura cerca de 30 minutos
Na Ninfoplastia e no prenchimento de grandes lábios é recomendado evitar relações sexuais por 30 dias. Na lipoaspiração do monte de Vênus a relação sexual está permitida após 15 dias, mas este tempo depende da recuperação de cada paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário