domingo, 1 de agosto de 2010

Odeio gente chata!

Confesso. Admito. É necessário que eu seja franca. E honesta. Agora vou falar, porque estou em um momento de irritação: eu odeio gente! É sério. E feio, eu sei. Mas tem momentos que não agüento ninguém por perto. E não são poucos. Pessoas me incomodam, me atrapalham, me atrasam, me desviam... Não todas, claro... Falo de uma categoria de pessoas em especial: a dos chatos.



Parece praga ou notícia ruim. Gente chata se espalha a uma velocidade espantosa. Tem gente chata por todos os lados. Até já identifiquei alguns tipos mais frequentes. Descobri, a base de muito estudo e contemplação, que a categoria de chatos que mais me irrita é a das pessoas que sofrem de auto-piedade. São aquelas pessoas que reclamam da vida o tempo todo, que acham que sua cruz é pesada demais, que a estrada da vida é deveras estreita, que já pagou todos os pecados, que tudo é difícil, até respirar. Ninguém merece conviver com alguém assim!


Tem outra categoria de chatos que eu não consigo digerir direito. É a dos tagarelas. São aquelas pessoas que ainda não aprenderam que conversar é uma ação formada por duas atitudes distintas: falar e escutar. Os tagarelas falam, falam, falam, falam. Se repetem, dizem as mesmas coisas. E só te dão brecha pra dizer arran, sim, isso mesmo, é verdade! Chatos. Os tagarelas são muito chatos.


A lista não acabou. Tem também os lerdos. Sabe aquelas pessoas que você fala, explica, então repete, de trás pra frente, salteado, da frente pra trás novamente e, depois de horas, elas continuam olhando com aquela cara de peixe que manda beijo?! Senhor, dai-me forças! Chata, essa gente!


E o que dizer daqueles que querem ser compreendidos a todo custo, e não movem uma palha pra compreender? Ou que querem ser amados, mas não querem amar? Que querem receber carinho, mas não querem dar nada? Elas ainda não compreenderam a lógica cristã do ‘é dando que se recebe’! São chatos!


Calma. Tem mais. Ainda vou criar no orkut uma comunidade chamada ‘odeio gente experiente’. São aquelas pessoas que perguntam a sua idade e deusulivre ser menor que a delas. É o argumento certo que elas precisavam pra dizer que você não entende nada da vida, que é imatura, que com o tempo você vai aprender!


Mas fazer o que?! Proclamar a morte aos chatos? Que barbárie! Dizimaríamos a população. Nós mesmos estaríamos com os dias contados! Existe no universo uma lei chamada de identificação. Ou seja, você só se encanta, emociona (ou irrita) com aquilo que faz eco no seu íntimo. Então se eu tivesse que eliminar um chato, o mais prudente seria começar por mim!


O jeito é exercitarmos duas virtudes primordiais: paciência e perdão. Como diriam os mestres, ser sábio no meio do mato é fácil. Na convivência com os demais seres humanos que colocamos à prova nossa capacidade de discernimento, compreensão e amor. Pronto. Já falei. Agora não estou mais irritada. Vida longa aos chatos, que nos ajudam a nos tornarmos melhores todos os dias!

3 comentários:

  1. #odeiogentechata [2]

    Tem gente sem noção que incomoda e muito

    Dou uma de doido e aii resolvo ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Odeio pessoas chatas que nao sabem da valor a ntureza destruindo, e tambem os chatos dos crentes e cristao e evangelicos e catolicos eles so querem e dinheiro dos inocentes.
    os chatos que faz mal para os animais, os chatos que cobram impostos, os chatos drogados , mas os chato de todos os chatos
    sao os policos que trabalham para o demonio. destruindo as crencas e cultura do povo...ne ju

    ResponderExcluir
  3. não creio que chato são as religiôes e sim quem as lideram , os que fazem mal as animais nem humano são e para mim e pior do que chato , os impostos não é que sejam chatos são abusivos , e os politicos só estão lá pq os colocamos ...
    Cada ação que fazemos ha 10000 de consequencias , então chatos somos todos nos quando tomamos uma atitude errada.

    ResponderExcluir