quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Desvendamos o esperma

Foi um aplicado – e provavelmente espinhento – estudante holandês chamado Ludwig Hamm quem, em 1677, descobriu que aquele pegajoso líquido expelido pelo pênis no ápice da relação sexual tinha alguma utilidade orgânica. O 'descobridor' do esperma levou, numa época em que não existia a revista Playboy nem filme de sacanagem, uma garrafa (!) de sêmen ao seu mestre, o inventor e cientista Anton van Leeuwenhoek, e ali apontou minúsculos bichinhos vivos que, a princípio, foram batizados de "animáculos".


Naqueles tempos de inocência, o pequeno Ludwig ainda não podia prever muita coisa. Mal sabia ele que, centenas de anos depois de sacramentada a liquidez da sua aventura porno-científica, o esperma estaria, literalmente ou não, na boca do povo, entre dúvidas sobre sabores, cores, odores, texturas e até propriedades nutricionais e dermatológicas.


Cuspir X Engolir


O sêmen faz jorrar discussões pessoais. Há aquelas que se incomodam terrivelmente com qualquer contato e querem, na medida do possível, manter distância. De outro lado estão as que exibem uma incrível intimidade com o assunto ( Um certo amigo meu por exemplo Allan ) .
o sabor do esperma
A ciência tenta comprovar os experimentos da roteirista, segundo o que afirma a sexóloga Margareth Labate. "Existem alguns estudos que dizem que o gosto do esperma se altera de acordo com o que se come. É, na verdade, o mesmo princípio que também modifica a composição do leite materno. De acordo com essas pesquisas, o sêmen de quem ingere comidas muito condimentadas ou fuma e bebe, é mais amargo. De toda maneira, ainda não há nada muito desenvolvido sobre esse assunto".


A sério ou não, o fato é que o escritório de patentes dos Estados Unidos tem registrada uma fórmula de complemento alimentar supostamente capaz de levar o organismo a produzir um esperma, digamos, mais saboroso. O complemento consiste em uma mistura de frutas liofilizadas, vegetais e temperos e pode ser preparado como bebida, tablete, goma de mascar ou cápsula. Os testes feitos pelos responsáveis pela patente com 27 casais indicaram, entre outras conclusões, que gengibre, canela, noz-moscada e uma combinação de banana, morango e aipo tiveram efeito neutralizante no gosto amargo da ejaculação. Segundo esse pessoal, o efeito pode ser sentido 24 horas após a ingestão do composto.

Texturas

Outra variação comum está na textura , isso ocorre sobretudo em função de questões de formação orgânica. "Um fator determinante para a textura é o número de canais seminais do organismo do homem. Quanto mais canais, mais espesso fica o líquido. A frequência das ejaculações influi bastante, já que há um armazenamento da substância que vai ficando mais densa em proporção à sua produção".


Assim, não é de se espantar que algumas mulheres contem com uma empírica análise clínica como aliada para denunciar certos comportamentos masculinos. "Outro dia mesmo ouvi uma paciente suspeitando de que o marido tinha uma amante, pela quantidade da ejaculação dele. Segundo ela, ele vinha apresentando um volume de esperma menor do que o habitual e ela supunha que isso se devia a relações sexuais que ele poderia estar mantendo fora do casamento. Na verdade, isso é até possível. Mas existem outros muitos fatores que podem estar acarretando isso como medicação, estresse, alimentação e mesmo masturbação" .


Onde é produzido


Cerca de 70% do esperma é produzido numa glândula chamada vesícula seminal, que fica entre a bexiga e o pênis. Os 30% restantes são de responsabilidade da próstata, outra glândula vizinha. A primeira despeja um líquido mais fluido e a segunda entra com o tom esbranquiçado. Apenas 1% da composição do líquido são espermatozóides - cerca de 100 milhões deles por mililitro de sêmen. O que sobra são líquidos excipientes, ricos principalmente em zinco, um antioxidante poderoso, que evita o envelhecimento precoce do organismo. Vai ver que daí surgiu aquela famosa lenda do creme antiidade natural.


Nenhum comentário:

Postar um comentário