domingo, 5 de dezembro de 2010

ADESIVO ANTICONCEPCIONAL TRANSDÉRMICO (EVRA)

O adesivo anticoncepcional transdérmico é mais uma modalidade de anticoncepcional hormonal reversível de alta eficácia à disposição da mulher. Como a pílula anticoncepcional, ele contém dois hormônios (estrogênio e progestogênio) que são absorvidos através da pele de maneira eficiente e prática.


EVRA é o primeiro e único adesivo anticoncepcional transdérmico disponível para uso clínico. Produzido por Janssen-Cilag Farmacêutica, ele é fino, do tipo matricial (dispensa reservatório para os hormônios) e tem uma superfície de contato de 20cm2 de área. EVRA é composto por três camadas: uma camada externa de revestimento flexível que confere o suporte estrutural e protege a camada intermediária; uma camada adesiva intermediária que contém os hormônios etinil-estradiol (EE) e norelgestromina (NGMN) , e uma terceira camada, transparente, que protege a camada adesiva e é retirada pouco antes da aplicação.


Cada adesivo contém 0,60mg de EE e 6,00mg de NGMN e libera na circulação sanguínea 20 e 150mcg do respectivo hormônio a cada 24 horas.

Pelo fato de serem absorvidos através da pele e não passarem pelo fígado antes de exercer sua ação, ao contrário do que ocorre com a administração de hormônios pela boca, a via transdérmica tem a vantagem de não sobrecarregar o fígado e de precisar, por isso, doses totais significativamente menores de hormônios para manter os níveis hormonais necessários para garantir o efeito anticoncepcional de alta eficácia. O adesivo é um quadrado de cantos arredondados com, aproximadamente, 4,5x4,5cm, muito fino e de um poliéster transparente, flexível, muito resistente e impermeável, que impede que a umidade e impurezas interfiram com os hormônios e sua absorção. O EE é o estrogênio utilizado na maioria das pílulas anticoncepcionais e a NGMN é o metabólito ativo do norgestimato, um progestagênio moderno e sem ação androgênica. Ambos são esteróides sintéticos de comprovada atividade farmacológica. A NGMN, além de já testada como anticoncepcional, pelas suas características é também empregada no tratamento de reposição hormonal em mulheres no climatério.

O adesivo é de cor bege, ele deve ser colocado preferencialmente na nádega, no braço, no dorso, ou no abdômen, pois se colocado em áreas de atrito, poderá haver risco de deslocamento ou de absorção inadequada dos hormônios. O adesivo foi produzido pelo laboratório americano Jansen-Cilag Farmacêutica, e teve sua venda aprovada pela Agência de Vigilância Sanitária em fevereiro de 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário