segunda-feira, 30 de maio de 2011

A Insegurança Amorosa obscurece o Amor

Numa convivência a dois, os maiores problemas de ordem sentimental são as cobranças
decorrentes de ciúmes e desconfianças. Elas surgem de repente, após a fase de encantamento em que um ou ambos começam a se voltar para si mesmos, individualizando-se e fazendo valer as suas vontades. Chega a hora em que o leque começa a se abrir e o relacionamento toma um novo rumo. Sejam as personalidades que afloram, sejam as mudanças de atitudes por questões diversas, o fato é que não se consegue manter por muito tempo um romance de cinema.


O cotidiano vai se infiltrando de tal maneira que já não há mais predisposição para se viver apenas o lado sentimental da vida, mas isso não significa que o amor tenha acabado. Porém, por falta de entendimento, as divergências começam a surgir dando vazão a discussões, desgaste e decepção. Cobra-se pelo atraso para chegar em casa, pelo jantar que não foi como o esperado, por não ter atendido o celular, pela falta do carinho de antes, pelo encontro com os amigos até mais tarde e por tantas outras motivações que acabam obscurecendo o relacionamento.

É preciso esclarecer que as cobranças amorosas são frutos da insegurança. Quem não se sente seguro numa relação afetiva tende a policiar todo e qualquer acontecimento que envolva a sua cara-metade. No menor sinal de "perigo" haverá uma reação negativa diante da pessoa (e daquilo) que se quer preservar. E se não houver um esclarecimento plausível (por parte do acusado) dos fatos suspeitos, a partir desse momento, qualquer passo divergente do habitual será motivo para cobranças imediatas, seguidas de chantagens e mais desconfianças.

Normalmente, as pessoas que agem dessa maneira são aquelas que se dão por inteiro à relação e passam a viver somente para aquela história, para aquela pessoa, sufocando a si e ao outro num espaço onde não cabe mais nada, a não ser os dois. Ela abdica dos seus gostos, dos prazeres antigos, da sua opinião e das amizades em nome de uma realidade que desenhou com traços exclusivos para serem seguidos à risca, segundo as suas expectativas. Sequer percebe que essas expectativas podem não ser recíprocas.

Se o outro, que a essa altura, já mudou o comportamento por questões externas não estiver disposto a entender o que está acontecendo e procurar resolver o impasse à custa de muito diálogo, desatando os nós das desconfianças, fatalmente, esse amor estará fadado ao fracasso. Num primeiro momento, poderá investir no relacionamento com justificativas e tolerância, mas a tendência é que se canse das imposições comportamentais do inseguro e assuma uma personalidade fria e distante. E entram aí o silêncio, a desilusão, a falta de perspectiva futura e o egoísmo.

A insegurança amorosa é responsável pelo término de muitas histórias que tinham tudo para dar certo. Ninguém pode ter certeza do êxito ou do fracasso amoroso, portanto, não é o patrulhamento diário que garantirá o futuro da relação. O que se deve priorizar é o bem-estar de ambos, sem que um se sobressaia em exigências e vontades em detrimento do outro. Dividir o mesmo espaço e ter os mesmos desejos não significa controlar, orientar, manipular as atitudes do parceiro. Não bastam cumplicidade e amor, faz-se necessário confiança e liberdade para ir e vir.

Os 10 erros mais comuns de uma namorada

Você tenta agradá-lo de todos os modos, mas até mesmo a melhor das intenções acaba irritando o seu gato? Talvez as táticas não estejam corretas. Listamos as 10 atitudes femininas que mais incomodam os homens num relacionamento:

1.Usar a frase "da próxima vez..."


A menos que você esteja falando com uma criança, dizer o que alguém deve ou não fazer é uma péssima ideia. Soa como uma bronca, um puxão de orelha. Em vez de apelar para o tom didático, use o mesmo discurso com palavras positivas, explicando ao namorado o que a tornaria mais feliz.


2. Falar de assuntos íntimos para os amigos dele


Pense no que faria se ele contasse para todo mundo algumas particularidades suas, como a posição sexual predileta. Antes de divulgar as intimidades do seu amado, pergunte o que ele pensa disso. Ou use a intuição: se achar que um comentário é impróprio ou inconveniente, não o faça.

3. Carícias ousadas em público


É ótimo mostrar ao gato o seu carinho, mas existe uma regra básica. O fato de ele curtir que você faça certas coisas entre os lençóis não significa que aprecie o mesmo em público. Para saber até onde você pode ir com o seu amor, teste os seus limites. Morda-o devagarinho na mesa do bar, diante da turma, e observe sua reação. Se ele se sentir meio incomodado, não hesite: pare.


4. Fazê-lo pagar todas as contas


Apesar de a maioria dos homens se oferecer para pagar a conta de um restaurante, eles não desejam bancar tudo todas as vezes. Se a garota costuma se fingir de morta assim que o garçom é chamado, o rapaz pode começar a se sentir usado e pensar que a relação é baseada apenas no interesse financeiro.


5. Planejar cada detalhe da vida dele


Homens curtem espontaneidade. Programar a balada de sexta à noite para as próximas três semanas vai tirar todo o entusiasmo do seu namorado antes mesmo que você tente argumentar que não é uma mulher controladora. O sexo masculino precisa sentir um gostinho de liberdade, mesmo quando está namorando firme.


6. Apelar para as lágrimas


Os homens não acham que você nunca deve chorar. Eles somente esperam que você tome as rédeas de suas emoções durante as discussões mais acirradas para que as coisas não fiquem mal esclarecidas. Se você cair no choro sempre que as coisas complicarem, ele vai começar a achar que é pura apelação para fugir do confronto.






7. Falar mal dele para as amigas


Tome muito cuidado com o que conta por aí. Se você costuma esquecer e perdoar as escorregadelas dele, suas amigas mais chegadas podem guardar rancor. Até mesmo quando os comentários não são desfavoráveis, tenha em mente que qualquer informação sobre a vida do seu amado serve para criar uma imagem distorcida dele perante a turma.


8. Perguntar insistentemente o que há de errado


A verdade é que a forma de comunicação feminina é diferente da masculina. Nós, por natureza, falamos mais. Portanto, se o seu amado estiver calado ou só proferir monossílabos durante uma conversa, não presuma que ele está chateado.


9. Excesso de telefonemas


Ligar de hora em hora para o seu querido é um tiro certeiro para torná-lo alvo de chacota em todo o escritório. Mas, se você não resiste à tentação de ouvir a voz dele pelo menos duas vezes por dia, descubra qual é o melhor horário para fazer isso. Reduza as suas chamadas: até o final do dia, ele estará louco para ouvir sua voz.


10. Sonhar com o futuro rápido demais


Falar insistentemente sobre os seus lindos sonhos de entrar numa igreja vestida de noiva só o fará repensar como é boa a vida de solteiro. Deixe que ele tome a dianteira sobre os planos para o futuro e não aja como se estivesse louca para arrastá-lo até o altar. Tenha calma!

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Erotomania e ninfomania: entenda a diferença entre compulsão sexual masculina e feminina

A erotomania e a ninfomania são termos que indicam um exagero do desejo sexual por parte do homem e da mulher respectivamente.
Tais quadros são cientificamente conhecidos como Desejo Sexual Hiperativo (DSH) e manifestam-se principalmente por desregulação ou falta de controle da motivação sexual. Os compulsivos sexuais apresentam enorme dificuldade em levar uma vida a dois e muitos casamentos e relacionamentos são desfeitos.

Como se manifesta?


A pessoa manifesta um desejo sexual acima do normal, cheio de fantasias, compulsividade por sexo, descontrole sobre limites e grande sofrimento.



O pensamento em sexo torna-se tão constante que a pessoa tem problemas para levar uma vida afetiva satisfatória e viver seu cotidiano.


A busca por diversos parceiros é desenfreada e o uso de precaução não é tomado muitas vezes, o que traz para a pessoa, além do desespero emocional, possíveis doenças como HIV, Hepatite B e outras sexualmente transmissíveis.


A ansiedade antes da atividade sexual, a intensa gratificação após o orgasmo e a culpa após o ato não são raras.

Podemos observar níveis diferentes de adição ao sexo, desde masturbação compulsiva e prostituição, a alguns comportamentos parafílicos (perversos) como exibicionismo, voyeurismo ou mesmo pedofilia (abuso sexual de crianças) e estupro.


Com o advento da internet surgiu a compulsão virtual. Podemos encontrar esses viciados na frente de sites pornográficos por até 15 horas diárias.

Isso pode ser encarado como um problema de comportamento mal adaptado, onde o ato repetitivo de busca de prazer sexual foi aprendido ao longo da vida como tranquilizante, diminuindo sentimentos de ansiedade, medo e solidão. Também podemos compreender esse distúrbio como uma doença, com alterações anormais no balanço de substâncias neurais (neurotransmissores).

Nas teorias psicanalíticas, a hiperssexualidade pode ser entendida como uma fixação nos níveis pré-edípicos do desenvolvimento sexual, na fase anal, mais especificamente, onde as ansiedades são deslocadas para comportamentos compulsivos.

Para o tratamento é necessário psicoterapia e uso de inibidores de serotonina, visto que essas compulsões são tratadas como quaisquer outras semelhantes e compulsivas como: amor, drogas, álcool e comida.

Em casos mais graves, onde essa compulsão coloca outras pessoas também em risco (como abuso sexual ou estupro), pode-se fazer uso de algumas medicações à base de hormônios (progesterona) que inibem o desejo sexual.

Em alguns casos, a internação do paciente se faz necessária e urgente para contenção de risco.



Erotomania

A erotomania é uma doença também conhecida como síndrome de Clérambault, onde a pessoa acredita que alguém de posição social superior ou uma pessoa famosa, estaria secretamente apaixonada por ela. Esse delírio faz o doente se tornar paranoico, criando um amor ilusório entre ele e a pessoa “amada”.

Esses casos podem envolver perseguições ao "ser amado", envios de presentes íntimos, cartas inesperadas, chegando a coação, chantagem e até crime passional.

Ocasionalmente, o objeto do delírio não existe; no entanto, o mais comum são casos de indivíduos que sofrem desse delírio tendo como objeto pessoas expostas na mídia, como cantores, atores e políticos.

Esse comportamento é mais característico nos homems, mas pode ocorrer também nas mulheres.

Ninfomania

A ninfomania implica em uma descompensação do desejo sexual feminino. A mulher sente um apetite intenso e exagerado, regado a fantasias sexuais que a perseguem a ponto de prejudicar suas atividades cotidianas. Essa perturbação psíquica enquadra-se nos transtornos conhecidos como Desejo Sexual Hiperativo (DSH) e se expressa através de uma ausência do controle da sexualidade.

Quando essa pessoa tem a consciência de seu problema e tenta disciplinar seus pensamentos e suas fantasias, torna-se deprimida e ansiosa. Torna-se cada vez mais difícil para ela libertar-se desses pensamentos, uma vez que a própria cultura ocidental cultua o sexo estimulando a pornografia e seu uso em excesso.

É muito comum que ela não tenha vontade própria e que sinta-se culpada após diverso atos sexuais. Bastante comum também é a falta de orgasmo e prazer fazendo essa mulher trocar compulsivamente de parceiros sem conseguir atingí-lo nunca.


Vários pesquisadores compreendem esse transtorno também como uma doença provocada por mutações no equilíbrio dos neurotransmissores .



quarta-feira, 4 de maio de 2011

Escolha o seu tipo de camisinha

Há modelos que apimentam a transa e facilitam o orgasmo
Conheça os diferentes tipos de camisinha e escolha o que mais combina com você!

Camisinha que atrapalha o sexo é coisa do passado. Há modelos fininhos, que passam praticamente despercebidos e ainda os que aumentam o tempo da relação... Melhor: custam pouco e são fáceis de achar. Escolha o(s) seu(s)!


Ultrafina


Se seu amor compara usar camisinha com chupar bala com o papel, saiba: esta passa a sensação de não estar usando nada. Opções: Olla Sensitive, com 6 unidades (R$ 5,21) e Jontex Sensitive, com 3 (R$ 3,14).




Extragrande


A vantagem é a largura: elimina a sensação de aperto, que incomoda muitos homens. Opções: Preserv Plus, com 6 (R$ 6,93) e Blowtex Performe, com 3 (R$ 2,23).




Com sabor


Vem em embalagens coloridas e superdivertidas: tem com sabor de chocolate, morango, tutti frutti, uva, hortelã, banana, menta e caipirinha. Ótimas para sexo oral. Opção:


Prudence cores e sabores, com 3 unidades (R$ 3).


Texturizada


Sua superfície é ondulada. Isso intensifica o orgasmo. Opções: Olla Stimulus, com 6 (R$ 5,21) e Prudence Wave, com 3 (R$ 2).


Quentinha


Transmite sensação de calor para a mulher e para o homem. Quanto maior a velocidade, maior a temperatura! Opções: Blowtex Hot, com 3 (R$ 3,57) e Prudente Fire, também com 3 (R$ 3).


Prolongadora


Apresentamos a sua nova melhor amiga: esta camisinha tira um pouco da sensibilidade dele, fazendo com que ele demore para gozar, aumentando a sua diversão. Opções: Preserv Prolong, com 6 (R$ 7,77) e Blowtex prazer prolongado, com 3 (R$ 3,57).


Extralubrificada


Esta é recomendada para sexo anal e posições que necessitem muita lubrificação. Opção: Blowtex superlubrificada, com 3 unidades (R$ 3,57).